sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Cobras e lagartos

Acho curioso a expressão cobras e lagartos , que resolvi escrever sobre ela. Divaguei muito, sobre quando surgiu tal expressão e qual o momento certo de usá-la e o por que comparação a dois feiosos répteis e cheguei as seguintes conclusões :
Em primeiro usá-la a critério de fofoca , pois é muito bom dizer :
_ Pedro você nem sabe , mas a Maria está dizendo cobras e lagartos de você.
E Pedro olha para você , com aquela cara extremamente curiosa, querendo saber quais foram as cobras e lagartos ditas sobre ele. E quando ouve tudo que Maria falou sobre ele , fica com tanta raiva, mas para não dizer palavras de baixos calão ou vulgares palavrões, solta também cobras e lagartos sobre a Maria.
Nada pior para alguém de ser comparado a um lagarto um réptil de quatro patas , cauda e o corpo revestido de escamas e com uma simples olhada temos vertigens e asco com o seu horripilante aspecto. Algumas espécies até variam de cor e se confundem com o meio em que vivem, o chamado mimetismo ou a própria falsidade humana.
Igualar a criatura a ser que surgiu há 145 milhões de anos , conhecido pelo antigo testamento , na persona de serpente que convenceu Eva planeta a morder a maçã e fazer como Pandora , soltar todos os males e culpas do mundo. Um réptil curioso é cobra , para alguns provocam um tipo de medo e outros uma apreciação, como a antiga rainha egípcia Cleopátra . Na sua maioria comedores de roedores, mas podem também alimentar-se de peixes , anfíbios e insetos dependendo da sua espécie. Possuidora da peçonha ou a secreção que injeta o veneno, na minha opinião sempre pronta a dar o bote. Nem assim deixou de ser lembrada também na literatura por Saint Exuperry , no seu famoso clássico Pequeno Príncipe, dito que lido por quase todas as que participavam dos famosos concursos de misses , quando a disputa entre as concorrentes eram por polegadas , não pela mais bem feita cirurgia plástica ou pela quantidade de silicone no corpo.
Para algumas pessoas este termo está em desuso, mas quando penso no criador desta expressão comparo a um gênio e acredito que o mesmo onde quer que esteja , seja embaixo da terra ou em algo equiparado ao além , o mesmo deve repeti-la sem parar quando assiste a um simples noticiário local , que repete sem parar caos que o país atravessa, assolado pela crise econômica , onde festeja-se com pizza a liberdade dos que contribuem com a corrupção da nação. A Campanha no passado do ex chefe de gabinete, ex deputado federal e ex presidente do PT que rastejou meses a fio para impedir sua cassação, alegando desconhecer quaisquer das acusações feitas a ele, utilizando-se do mimetismo próprio dos lagartos , personificados na verdadeira identidade que escondeu durante anos da própria mulher
E novamente pelo pouco caso do governo , andamos no escuro sem enxergar os lagartos que podem estar pela casa ou grudados em nossas roupas agora lavadas pelas mãos acostumadas a jogar tudo na máquina de lavar. Por um presidente que antes também chamado de sapo barbudo , hoje numa versão light, criada pelo antes gênio da publicidade e apostador em rinhas de galo, agora possuidor de contas no exterior onde não explica-se a proveniência do dinheiro, mudou de cores como um camaleão , quando muda de ambiente, pode ser devida o clima (países visitados, próximo escândalo, e alianças com diversos partidos , mesmo os sem siglas) e como o amigo ou ex amigo presidente do partido agora utiliza-se da ignorância conhecido por nós , pelo seu pouco estudo, afirmar que o palacete presidencial é muito grande e nem sempre consegue saber o que se passa ao seu redor, será que soube algum dia. Parou na sua casa para realmente saber o que seu filho estudava , viu as companhias que seu filho concorreu a licitação e ganhou todas elas, para quem o garoto emprestava seu avião, quer dizer o luxuoso avião presidencial. Pelo jeito, também não e nós mais uma vez vamos engolir um sapo, moderado, mas ainda ignorante.
É tudo isso e muito mais são cobras e lagartos !!! Por que nem tudo é mentira.

3 comentários:

  1. Há há há, gostei do desabafo!
    E viva o povo brasileiro que adora engolir esses sapos, cobras e lagartos, pois só pode ser essa a explicação de votarem nesses governantes lagartos.

    ResponderExcluir
  2. kkk gostei muito legal da sua parte fala e explica

    ResponderExcluir