segunda-feira, julho 05, 2010

A crônica esportiva vira policial

Não é novidade para ninguém que a realidade da maioria dos jovens que jogam futebol em categorias de base , são meninos vindo de comunidades carentes e que passam por privações e até mesmo fome. E que o sonho de sua maioria é ser reconhecido e contratado por algum time grande e seguindo passos de seus ídolos , conseguirem até mesmo contratos em clubes estrangeiros. Passando assim, da infância pobre e desnutrida meteoricamente para uma vida de riqueza , luxos e fama .
O fato é que a maioria desses atletas , que tem seus valores sociais , culturais e emocionais arraigados nas comunidades onde nasceram e que não tem condições ou melhor estrutura emocional para  suportar uma mudança de vida tão abrupta, onde antes tudo lhe era negado , passou a ser permitido , uma permissão ilimitada.
O que gera a falta de discernimento e uma onipotência em pensar que se pode fazer tudo , visto que se acha como diz Barak Obama : O Cara.. Esquecem ou melhor não sabem discernir o certo do errado o que provoca os envolvimento cada vez mais desses jogadores em casos policiais , veja o caso atual do goleiro Bruno do Flamengo , envolvido em acusações de ameaças , cárcere privado e suspeita de assassinato.
Não acredito que o meio social determinar omportamentos como estes , o que se pode somente é influenciar devido a falta de estrutura emocional , visto que na maioria que sentem-se isolados ou sozinhos e o antigo "habitat" que procuram para buscar apoio , mas muitas vezes caem em arapucas e são apoiados por pessoas que não estão mas no caminho do bem e em geral estão envolvidas com tráfico ou quaisquer outra atividade ilícitas e aproveitam-se da fama do antigo amigo.
O pior é saber que esses jogadores nem mesmo percebem da responsabilidade que tem junto a sociedade , principalmente por serem ídolos na maioria de crianças , que se espelham no comportamento deles , tão visado pela mídia .Ao invés de transformarem sua história de vida difícil em exemplo e orgulho de estarem ajudando a família, e a comunidades onde residiram.
De forma, enquanto não houver uma estrutura psicológica ou  uma construção desta, nesses atletas , as manchetes de páginas policiais vão continuar a serem frequentadas por jogadores de futebol.
NEM TUDO É MENTIRA.

2 comentários:

  1. Belissimo Texto, ótima postagem,
    valeu pela indicação,
    abçs Marivan

    ResponderExcluir
  2. Voce tem toda razão, a responsabilidade é tudo no caso de jovens esportistas que servem de exemplo para outros!!!
    bjs adriana császár

    ResponderExcluir