quinta-feira, maio 19, 2011

Salve, salve a boa música.


Não há dúvida que os Beatles foram o grupo musical mais comercialmente e aclamado na história da música popular . Embora o conjunto tenha acabado dois antes de eu nascer , sempre os escutei dentro de casa ou na casa de uma tia querida , que não só gostava deles e de Elvis , como era uma pródiga dançarina.
Lembro como se fosse hoje quando vi a capa do vinil do Sargento Pepers Lonely Heart Club Band , achei curioso aquela capa colorida , com os músicos vestido de forma que pareciam ir a um baile de carnaval , mas a curiosidade de ouvir aquela gente colorida foi maior e quando coloquei na vitrola o vinil , tudo mudou . Parei por uns instantes para ouvir as canções as quais fiquei encantada e ainda mais curiosa para saber tudo sobre a banda , embora fora de época.
O tempo nunca me fez esquecer a banda e no último carnaval , soube que havia um bloco chamado Sargento Pimenta que iria tocar as músicas dos Beatles ,acompanhados de uma bateria de escola de samba. No início achei a idéia estranha , mas depois pensei que as canções dos rapazes de Liverpool combinam com qualquer ritmo e exatamente  isso que aconteceu . Pena , que a quantidade de pessoas no local do bloco e a histeria era tanta (me fez lembrar os vídeos e filmes que vi sobre a banda) , que infelizmente não consegui ficar no local até o final do lugar com medo de ser esmagada e pisoteada  pela multidão que não foi ver nem mesmo os Beatles cover e sim um bloco homenageando o grupo.
O incrível foi ver meninos e meninas na faixa de 20 anos cantando e dançando as músicas como se fossem atuais , talvez embalados pela bebida e pelo clima carnavalesco , o fato é que deliravam a cada acorde do bloco.
Ontem novamente vi uma garotada universitária , pelo rostinho dos meninos provavelmente calouros, conversavam sobre os Beatles, o motivo maior era com certeza os dois shows que o Paul MacCartney  vai fazer no Rio de Janeiro , nesse fim de semana. Ouvi comentários coerentes críticos sobre as músicas e teve um dos rapazes que comentou que havia ouvido todos os cds que o pai tinha sobre banda e estava "afiado" nas músicas,parecendo até que tinha estudado para uma prova da faculdade . Sorri e pensei quase alto :" Pelo menos o menino não está decorando um funk, um  desses que não fala nada com nada e ainda prega a pornografia e a violência.".
Falo isso , por que um carro de som nesse mesmo dia parou na frente do meu escritório, no centro da cidade que fica no oitavo andar do prédio  e gritava com uns integrantes fazendo apologia sobre esse ritmo ou música como quiserem chamar . O barulho era tão grande que atravessava as janelas fechadas da minha sala e impregnava horrendamente o ambiente, por quase três horas, sem fim  . E só de ouvir uma mesma meninada falar sobre música de qualidade, percebi  que o som ouvido a tarde nunca se perpetuaria pela completa falta de gosto , qualidade , letra e principalmente falta de amor , amor a música , como tinha as canções do Beatles e do seu representante setentão Sir  Paul MacCartney, que depois de 40 anos de carreira , consegue lotar por dois dias seguidos um estádio de futebol . E como dizem que a boa música é o cantos dos Deuses . "God ,save the good music."
Nem Tudo é mentira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário