terça-feira, maio 03, 2011

A volta do Cine Joia

O último filme que assisti no Cine Joia foi " Os guardas chuvas do amor", um clássico do cinema francês , de Jacques Demy ,com Catherine Deneuve e Nino Castelnuovo. embora relutasse em ir ao cinema , pois já sabia de sua precariedade e desconforto , fui convencida pelo querido amigo e cinéfilo a acompanhá-lo, que l E como num filme de suspense , não sabíamos o que encontrar quando abríssemos a cortina de veludo  preta , cheirando a mofo, do lugar. Ao adentrarmos o recinto vi que chamar o local de precário foi elogio e que o vamos dizer charmoso cine poeira , tinha transformado-se num poleiro. A sujeira era tanta que mal , que mal recostei na poltrona. Colocar os pés no chão tive medo , pois ouvi uns barulhos esquisitos no chão e fiquei receosa de que tivesse ratos ou baratas no local. Meu amigo riu e disse que eu estava exagerando, mas no meio do filme também estava com os pés em cima da cadeira , mas fingido esta tudo bem , o que eu resolvi fazer também , afinal não custa agradar os amigos.
Embora , a situação nem um pouco confortável continuasse eu tentava me concentrar no filme , mas uma goteira três fileiras a frente , começou a cair e incomodar ao ponto de que eu já não sabia se contava ou cantava suas gotas junto com as canções do musical que assistia. Confesso que respirei aliviada , depois de noventa minutos de tensão dentro do cinema , parecia a final de campeonato de futebol, onde o sujeito roe as unhas , contorce e desespera-se a cada proximidade do adversário do gol , no meu caso a cada pingo da goteira.
Saímos do mini shopping   em que localiza-se o cinema ,  na Avenida Nossa senhora de Copacabana, acendemos um cigarro (parei há dois anos)  e nostálgicos comentamos as muitas vezes que fomos ao empoleirado cinema assistir aos clássicos e as reapresentações dos filmes perdidos e lamentamos o estado do local e falamos da possível transformação da sala de projeção em igreja evangélica. Entristecidos fomos afogar as mágoas em várias tulipas de chope para lamentar o estado terminal do sala de micro projeção , aliás programas esse que não faço há muito tempo com esse querido amigo.
Embora sem notícias do saudoso amigo , surpresa maior eu tive quando recebi um convite para reinaguração do Joia, que renasceu  pela terceira  vez ou saiu novamente do coma ? Já que nos anos 90 havia fechado e morreu novamente em 2005 , só que dessa vez totalmente renovado, com letreiro original e equipamento de última geração. E ao que parece guardando seu caráter cinema porão e poeira , com os filmes ,antes fitas, que já sairam de cartaz. E principalmente devolvendo a Copacabana que já teve tanto cinemas de rua ( Metro, Art. Cinema um e dois, Ricamar, Condor e outros) , transformados em academias ou igrejas, além do sobrevivente porém desfragmentado Cinema Roxy , um "novo" cinema de rua, onde se pode comprar pipoca no pipoqueiro e voltar assistir um filme alternativo,ao invés de ir em cinemas de shoppings que além de caros só passam filmes blockbusters .
E viva o cinema de rua, no caso do Joia  quase na rua e com preço baratinho.
NEM TUDO É MENTIRA

NemCine ia  
CINE JOIA 

680 - Av. Nossa Senhora de Copacabana - subsolo H, CopacabanaRio de Janeiro -INGRESSO R$ 10,00 

2 comentários:

  1. Jóia o Novo Cine Jóia!! Adorei! Bjss
    Olavo Wyszomirski

    ResponderExcluir
  2. Estou realmente curiosa para saber como o Novo Cine Jóia está agora.
    Boa ideia!

    ResponderExcluir