sábado, junho 25, 2011

Cine Warhol Privê




NOVA YORK
Em janeiro de 1964, o artista plástico Andy Warhol escolhe um galpão, para ser seu local de trabalho, apelidado de Factory, que aos poucos se transformou no ponto de encontro da cena intelectual e artística da cidade.
Foi nesse local que o artista mais conhecido pelas suas telas que traziam os conceitos publicitários, além de rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Che Guevara entre outros, produziu também filmes mudos das narrativas mais loucas e ousadas. Filmes esses produzidos também por seus amigos e passado para eles, ao som não menos da banda Velvet Undergrond, formada nada mais pelo guitarrista Lou Reed.

RIO DE JANEIRO
Em maio de 2011, a Caixa Cultural trouxe ao Rio de Janeiro uma mostra dos poucos conhecidos filmes de Andy. Embora não tenha conseguido assistir a muitos filmes da mostra consegui vê o filme “Kiss”, que tem sua narrativa igual ao próprio título, onde por quase cinquenta minutos imagens em vários planos em câmera lenta de casais de qualquer sexo se beijando. Acho que cada beijo durava quase um rolo inteiro ou quiçá um rolo.
E não diferente do que acontecia na Factory, o filme tinha um excelente acompanhamento instrumental de músicos de primeira como o baterista Domenico Lancellotti e do guitarrista Pedro Sá, tentando resgatar o clima novayorkino, em pleno outono carioca, embora dentro de uma minúscula sala de cinema, no centro da cidade, aliás, que nunca vi tão cheia. Sorte de quem também conferiu.


Dica: O Cd Cine Privê do baterista Domenico Lancellotti - um balaio moderno com boas músicas como a Cine Privê e a instrumental Hugo Carvana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário