quarta-feira, novembro 23, 2011

E o palhaço ,o que é?


Quando criança eu e meu irmão ficávamos ansiosos , assim que surgia um circo na cidade. Era um verdadeiro evento , assistir o espetáculo . Eu me imaginava fazendo acrobacias no trapézio , mesmo eu tendo medo de altura. Meu irmão dizia que ia ser motociclista quando crescesse , toda vez que via o barulhento e perigoso Globo da Morte, que eu tinha horror. Eu admirava os elefantes, embora enormes , parecem tão dóceis. Ele vibrava com o número do leão. Mas uma coisa tínhamos em comum ,as gargalhadas conjuntas que dávamos com o número dos palhaços.
Lembrei muito das minhas indas e vindas aos circos , quando assisti o último filme “ O Palhaço” do ator /diretor Selton Mello. Não é inédita a história, de qualquer forma, a imagem do palhaço triste, que pinta um sorriso sobre a boca, faz todos riem mas chora por dentro. E procura sempre alguém que o faça rir , na busca (literalmente) pela identidade.
O filme faz uma homenagem aos artistas mambembes cada vez mais raros nos dias de hoje , com seus espetáculos itinerantes , que traziam sempre no elenco “artistas internacionalmente conhecidos” e de países da Europa Oriental , fugidos do socialismo que fez parte dessa região.  E que junto com “nossos” artistas viajam pelas cidades brasileiras , tentando trazer alegria para a vida de seus moradores aparentemente tediosas.
Há nítida inspiração e um elogio a tradição brasileira do humor verbal , do tipo Oscarito, Mazzaropi  e Os Trapalhões. Evidenciado pela participação especial de Moacyr Franco, Jorge Laredo ,o eterno Zé  Bonitinho,  o garoto ortopé (nem tão garoto) Ferrugem, resgatando esses atores do ostracismo
Vale a pena assistir pela delicadeza da trama, simples, tocante, delicado e repleto de simbolismos. Uma trilha sonoro gostosa e uma fotografia linda , aproveitando o colorido do próprio circo. E principalmente por que faz voltar ao tempo, onde desde pequenos quando aprendemos a sonhar, ouvindo contos de fada ou fábulas de nossos pais e mestres.
“O gato bebe leite , o rato come queijo e eu sou palhaço. E você o que é?”

NEM TUDO É MENTIRA
http://twitter.com/nemtudoementira
nemtudoementira1@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário