segunda-feira, julho 30, 2012

Tão longe e tão perto




Hoje é tudo tão virtual , que um dia dessesencontrei uma amiga de longas datas , que não via há anos , fiquei muito felizde encontrá-la casualmente. E logo no começo da conversa , antes mesmo que eupudesse perguntar ou contar sobre minha vida ela rapidamente soltou a seguintefrase :
Te vejo sempre nas redes sociais. E  sei de tudo da sua vida”. 
Fiquei paralisada por alguns segundos epensei no que falar para alguém que sabia tudo da minha vida. Então apenassorri e perguntei como estava a vida dela? Ela então me contou de formacompacta do seu fim de casamento , filhos e profissão e ao final disse para euver as fotos do novo namorado e dos seus filhos já crescidos, na página de suarede social. Trocamos os números de telefone, que nemsei bem para que se a moça sabe tudo da minha vida e a vida dela ao que parecea sua está toda postada nas páginas das redes sociais que ela possui.
Esse breve encontro me fez realmente pensarque o mundo digital me fez  encontrar pessoas importantes ou tiveram seulugar especial em minha vida, acredito que na de vocês também. O paradoxo é saber que mesmo alguém quesupostamente saiba da sua vida possa realmente estar próximo, embora se ache dessaforma, com  se vivêssemos num mundo tãolonge e tão perto um dos outros.
A proximidade de tudo e de todos é tãofácil e tão rápida , já que no corre-corre da vida de hoje , as pessoas acham saber do bem estar do outro ,por conta de fotos, de viagens e lugares queposta nas redes sociais que frequenta e as vezes  usadas para aparentar algo que não é verdadeiro 
Parece tão distante marcar de tomar um café , olharnos olhos do outro , dar um abraço saudoso, um telefonema ou simplesmente perguntar : Como estávocê? Ao invés de concluir que sabe tudo de você e de sua vida.
E nesse mesmo mundinho que nos aproximae afasta é que vemos o quão superficiais são as relações , tão rápidas, ágeis epor conseguinte voláteis ou como disse a cronista Marta Medeiros : “...cultua-se o presente como nunca. O que vale é este momento, agora , o instantevivido. Tudo digitalizado, virtual e instantâneo.” 
É isso leitores estamos tão longe e tão perto.
NEM TUDO É MENTIRA


www.twitter.com/nemtudomentira




2 comentários:

  1. Tens toda razão. É tão confuso quando nos damos conta disso... De repente é como se bastasse para manter a amizade com alguém próximo, manter o contato nas redes sociais. Enquanto isso, cada vez mais fazemos amizades virtuais novas e verdadeiras...

    Excelente texto.

    Bjhs, Lari!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Larissa, mas ainda acredito nas amizades "off line".
    abraço grande;
    Nem tudo é mentira.

    ResponderExcluir