terça-feira, outubro 23, 2012

Coisa de fé

Incrível saber que há 220 anos atrás se deu inicio ao que é considerado segundo Natal, para cidade de Belém, não aquela onde nasceu o menino Jesus, mas uma próxima a linha do Equador , o chamado Círio de Nazaré : uma procissão em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré , realizada todo segundo domingo de outubro.
            As festividades da cidade em torno de sua “mãe” , começam dias antes do acontecimento , onde o super aquecimento da cidade ultrapassa até mesmo as poucas  sombras  das mangueiras que a cercam e fazem túneis em suas ruas , aumentando ainda mais a elevada temperatura do lugar , que não conhece dias frios.
            Entre a multidão de fora do estado e interiorana que chega e aquece a cidade , a imagem da sua padroeira passeia por vários lugares sejam os presídios e uma procissão fluvial abençoando os rios que cercam a cidade até chegar ao porto , onde é escoltada até a sua “casa” pelas centenas de motoqueiros do lugar. 
            Descansada do passeio fluvial “Nazica”, reúne multidão quando resolve adormecer na casa do Bispo , não antes de ser homenageada pelos trabalhadores da zona portuária que comemoram seu passeio noturno com fogos de artifícios , como se fosse a virada do ano. Após breve pausa e agradecida pela homenagem , segue o cortejo em cima de seu trono , puxa da por uma corda de fiéis e agradecidos promesseiros.
            Recebida em grande estilo , pelo dono da casa em sua antiga catedral, “ Nazaré” prepara-se para poucas horas de sono, visto que no dia seguinte sua última saída matinal pelas ruas do lugar tem ser majestosa , como é digna da Rainha dos paraenses.
E assim revestida de um manto feito exclusivamente para o dia, bordado a mão e com detalhes em ouro e pedras preciosas, Vossa Santidade é colocada no seu altar para que retorne ao seu lar, onde não menos enfeitado está adornado em flores sua “carruagem”. Ela desfila pelo seu reino soberana e única, num trajeto de quase 4 quilômetros , até chegar em sua casa.
Sua simpatia e simplicidade de alguém que reina há mais de dois séculos é incontestável, não há regime ditatorial mais democrático do que a passagem de paz e amor que consegue tão carismática senhora que consegue reunir em um único dia 2 milhões de pessoas para lhe verem passar , sem distinção de raça, classe e também religião coisa de fé.

Nem tudo é mentira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário