sexta-feira, novembro 09, 2012

Lugar Comum




                                                                       Lugar Comum- significado :                                 

1. fórmula, argumento ou idéia muito utilizada ou repisada.                              

2. banal , trivial  ou opinião pensamento e discurso sem criatividade.

3. Frase feita, clichê , chavão, estereotipo   
                       

 Não há  na vida quem não fuja dele o “ Lugar Comum” , até mesmo os gênios por lapso de memória , uma crise de criação ou até um vazio na alma ,algum dia caem no lugar comum , embora a falta de criatividade a banalidade é algo ímpar.
                             Mas e você cidadão comum, medíocre como eu , não vem me dizer que também não caiu nesse lugarzinho chato , nessa vida? Acho pouco provável que seu assento não esteja numerado, igual hoje fazem no cinema , principalmente os de shopping. Ah ! Que saudades da falta de número nas cadeiras e dos cinemas de rua. Eles também eram lugares comuns.
                            Se pensar bem, o lugar comum mora em todos os lugares , ele  aparece para substituir ou frear a reflexão ou o que se possa ter de alguma coisa (pura preguiça de pensar). Aparece sempre , como uma frase feita , ditos populares ou de sabedoria universal , obviamente indiscutível.
                            Ora, onde há fumaça há fogo! Se você é um mero “papagaio repetidor de frase , que não lhe forma atribuídas , do tipo pronta , repetidas por todos e que não contesta, cria ou transforma nada. Você está quente ou frio no “Lugar Comum”?  “Quente” – é a resposta certa.
                         E lá vai você em direção ao triângulo das bermudas ou ao  buraco negro. E não há para onde fugir , quando se está permeado de afirmações absolutas , incontestáveis , tão completas e sensatas. E qual o motivo de lutar contra isso? Já vi gente tentar, mas o bicho papão da absoluta certeza alcança e te leva de novo para o mesmo lugar.
Um exemplo fácil são o das pessoas “maduras” , embora não felizes com sua vidinha não as conseguem largar dela  quando alcançam seus marcos previsíveis do tipo :  estabilidade financeira, casa própria , carro e outros. Embora tenham uma mínima chance de modifica-las .E o pior criticam o lunático que preferiu ser feliz e não ter razão, largando seu lugar comum.
Saber reconhecer o lugar comum é a primeira tarefa de quem quer sair dele. Mas se você realmente deixar–se por ele , e isso é bem fácil quando o lugar comum é tão respaldado de argumentações e esta parecem ter trazidos reais conceitos. Tudo balela! Mas você pode deixar-se enredar por ela e ai caros leitores, esqueça e mergulhe nele de volta, como no início do texto ou nele todo ao seu, meu Lugar Comum. e como dizem os Titãs , não os da literatura, mas trintenário conjunto de rock nacional:
                                         " Eu não tô nem aí
                                            Eu não tô nem aqui." 

Nem Tudo é mentira

Nenhum comentário:

Postar um comentário