sábado, novembro 23, 2013

Narciso facebookiano

                      

  Ouço várias reclamações de usuários da redes sociais principalmente o Facebook, sobre os outros usuários ou aqueles que poluem a sua timeline ou de quem apenas dar uma espiada na vida alheia, velho ditado : “ a grama do vizinho é sempre mais verde que a sua.”
                        Nos dias de hoje não sei não , se a grama do outro é melhor que a sua , pois a quantidade de “Promotores de si mesmo” que existe nas redes é enorme , e claro como um bom vendedor eles não param de defender o seu produto e claro falar de seus próprios feitos que podem ser tanto na vida pessoal , como na familiar.
                        Sem contar que não existem derrotas para esse tipo de “Promotor” que tenta lidar polidamente com todos os assuntos e quando são questionados  sentem-se acuados e tentam recuar da crítica , isso pode ser feito com a simples exclusão do post publicado a fim de não gerar polêmica e para não sujar a imagem tão previamente elaborada para o mundo virtual.
                        Outras pode ser um descontrole que não vai só pelo o que o “ Promotor” entendeu como crítica pode ser até mesmo a uma amena brincadeira, feita por um dos seus amigos e então ele vai tentar desqualificar a pessoa para se promover ainda mais.
                        A visão desse tipo de usuário das redes sociais é que eles acham que estão numa batalha e entendem como crítica ou levam para o lado pessoal , belo poema do não tão menos egocêntrico Caetano Veloso: “... o narciso acha feio o que não é espelho...”
                        E ao invés de utilizar-se dessa ferramenta para colocar um posicionamento utilizam-se dela para markenting pessoal e sua página vira um grande palco aberto ou no caso uma rede aberta para auto promoção. O que eu acho que é da própria chatice , não à toa que é esta lista feita por instituto inglês entre os dez usuários mais chatos das redes. Santo Egocentrismo!
                        Então você que acha que sua “timeline” medíocre ou amarelada perto do colega , relaxe que pelo menos você não é taxada de chato para a maioria das pessoas e sem contar que vidinha chata que é de contar seus glamoures pelo computador , pois o melhor não acontece nele.


NEM TUDO É MENTIRA.

Um comentário:

  1. Olá, Noemy!!!
    Encontrei seu blog no Insta, já estou seguindo e já gostei lendo pela primeira vez um artigo seu, este mais recente. Vou dar mais uma navegada!
    Gostei do assunto. Eu me lembrei de ter lido uma vez sobre coisas que irritam as pessoas no Facebook. Uma delas é esse narcisismo todo, essa autopromoção exarcebada. Fotos de caras e bocas nas baladas, bicos, mil fotos de uma mesma pose, a roupa nova, a bolsa nova... e por aí vai.
    E que só esperam elogios o tempo todo... nenhuma crítica ou deletam o comentário...rs... ou passam as famosas "indiretas"... realmente passam um perfil fantasioso, que a gente percebe que é irreal, que é exagerado.
    Parabéns pelo post, pela crítica!

    Artista Plástica Izabel Pariz

    ResponderExcluir